Como planejar Ituporanga para os próximos 35 anos? Essa é a proposta do Seminário Ituporanga 2050 que vai reunir a sociedade organizada, a Administração Municipal, através do prefeito Arno Zimmermann, no dia 16 de março. O encontro será na Sede Campestre da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Vila Nova, das 08h às 18h.
O Seminário Ituporanga 2050 vai debater, discutir e refletir sobre a cidade que Ituporanga deseja ser nos próximos 35 anos. “Pretendemos obter respostas para muitas perguntas sobre o futuro de Ituporanga. Para que região da cidade devemos direcionar o desenvolvimento? A mobilidade urbana exige, é claro, novas obras, mas quais devem ser estas obras? Há preocupação muito grande com o êxodo de moradores de Ituporanga para centros maiores. O que fazer para que isso não aconteça? São muitas questões que precisamos de respostas”, explica o prefeito Arno Zimmermann.
Programação
A programação inicia às 8h com palestra do ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, considerado um dos maiores urbanistas do Brasil. Logo após, terá apresentação do IBGE com dados de Ituporanga. A manhã encerra com a palestra do prefeito Arno Zimmermann sobre as ações e planejamento para o futuro do município.
A programação retoma à tarde, depois do almoço, onde os participantes serão divididos em grupos para apresentarem sugestões e promoverem debates sobre temas como saúde pública, educação, mobilidade urbana, obras e empregos. “No final do dia, os resultados desses debates dos grupos serão discutidos novamente com toda a plenária. Depois será elaborado o documento Ituporanga 2050, que pretendemos seja o norte, o orientador das futuras administrações de Ituporanga”, pontua o coordenador do seminário e secretário da Fazenda, Claudinei Eyng.