Em Ituporanga, no dia 11 de junho, a partir das 19hs, serão iniciados os encontros do Grupo Antitabagismo. O local dos encontros será a sala de reuniões da Secretaria da Saúde, onde também são feitas as entrevistas para analisar o grau de dependência dos interessados em largarem o vício.
Os encontros iniciam de forma semanal e serão orientados e coordenados pela psicóloga Ana Lúcia Junglos e pela enfermeira Daiana Pezenti. Até o momento, 25 pessoas já se inscreveram para participar das orientações. “Outras 50 pessoas já procuraram a Secretaria de Saúde para saber mais sobre o Grupo”, garantem as profissionais.
Na primeira reunião são discutidos os motivos que levam ao vício e de que maneira ele afeta a saúde do fumante. Na segunda semana o objetivo é saber como foram os primeiros dias sem fumar. No terceiro encontro os participantes recebem mais orientações de como vencer os obstáculos para continuar sem o tabaco. No quarto e último encontro semanal, os participantes falam sobre os benefícios sentidos sem o uso do cigarro.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Família, Daiana Pezenti, os encontros são inicialmente semanais, após quinzenais, bimestrais e por fim passam a ser anuais, apenas para acompanhamento e a manutenção do Grupo.
Dia Mundial Sem Tabaco
No dia 31 de maio foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) há 25 anos com objetivo de alertar para os riscos associados ao tabagismo e mobilizar a sociedade para adoção de medidas efetivas contra a produção e o consumo do tabaco.
Segundo dados da OMS, a cada ano seis milhões de pessoas em todo o mundo morrem vítimas do tabaco. Destes, 600 mil são fumantes passivos, ou seja, que não são usuários do tabaco, mas que respiram a fumaça dos fumantes.