O Governo de Ituporanga por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fez nesta quinta-feira, 13, a distribuição de mais 300 litros de BTI, para realizar um novo ciclo da Campanha de Controle do Borrachudo. O produto foi entregue para representantes das comunidades durante uma reunião de orientação realizada na Câmara de Vereadores.
De acordo com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Loffi Petry, a aplicação do produto que será feita em todas as comunidades do interior em duas etapas e por isso os representantes das comunidades receberam novamente a orientação para aplicação.
“Nessa campanha contamos com a parceria dos agricultores que fazem a primeira aplicação e a segunda depois de 15 dias. Fazemos esse investimento público, que não é barato e também o acompanhamento, para que tenhamos o resultado esperado já que os borrachudos podem causar diversos transtornos”, explicou Sandra.
O borrachudo se desenvolve em locais com luminosidade, com água corrente e com a presença de folhas, galhos, pedras e outros objetos e que tenham luminosidade. A fêmea do borrachudo põe de 250 a 400 ovos e o ciclo biológico é de 25 a 30 dias, variando conforme o clima, onde ser tornam adultos.
O prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel, ressalta que para a Campanha de Combate ao Borrachudo, o município já investiu neste ano mais de R$ 100 mil, sendo 44 somente nesta etapa. “E já fizemos mais um pedido de BTI para que possamos entregar mais em breve”, finaliza.