Nesta quarta-feira, 17, quase 300 profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino passam por uma capacitação de primeiros socorros para saber o que fazer em diversas situações de emergência. O curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga a pedido da Administração Municipal.
A capacitação foi dividida em dois turnos e os profissionais aprenderam o que fazer em casos de parada cardíaca, engasgamento de bebês e adultos, fraturas, queimaduras entre outras situações comuns do dia a dia.
O prefeito Gervásio Maciel ressalta que esses conhecimentos que estão sendo repassados podem fazer a diferença entre a vida e a morte das crianças numa situação de emergência. “Já vimos várias situações onde graças ao conhecimento, a saber fazer uma massagem cardíaca por exemplo, foi possível salvar uma vida, então esse curso é essencial para todos que trabalham com a educação”, comenta.
O cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga, Jorge Mancilla, destaca que todos devem possui conhecimento mínimo em primeiros socorros. “Essas situações podem acontecer no dia a dia de qualquer um e o mínimo de conhecimento, adquirido numa palestra como a do dia de hoje faz a diferença entre salvar uma vida ou não e para nós fornecer esse conhecimento é muito gratificante”, afirma.