Somente nesta terça-feira, 02, 81 testes foram realizados na tenda COVID da Secretaria de Saúde de Ituporanga para diagnosticar o novo Coronavírus. O número é o dobro do que era registrado em dias de pico de procura.
De acordo com a responsável pela vigilância epidemiológica do município Georgia Staudinguer a procura pelos testes e consultas na tenda tem aumentado significativamente nos últimos dias. “Hoje fizemos 81 exames e 30 consultas médicas. Nos nossos dias de pico, esse número não passava da metade”, comentou.
Desde segunda-feira, 01, alem da tenda, os ituporanguenses que procuram o Pronto Socorro do Hospital Bom Jesus (HBJ) tem feito a coleta de teste também na unidade hospitalar com intuito de dividir a demanda. “A secretaria de saúde tem fornecido os testes, e esses pacientes que antes eram encaminhados para a tenda, agora já fazem a coleta no HBJ”, explicou.
Hoje Ituporanga registrou 27 novos casos positivos e o município está com 116 casos ativos da doença. De acordo com a profissional as medidas sanitárias ainda são a melhor saída pra evitar a contaminação. “O uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento são ainda as formas mais eficazes para diminuir essa curva”, explicou.
O município está com suspeita de circulação da nova variante do Coronavírus e aguarda o resultado ser encaminhado pelo laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro. “É muito importante também que as pessoas positivas respeitem o isolamento de 10 dias a contar do primeiro dia de sintomas”, finalizou.