Neste sábado, dia 09 de maio, será realizado um grande mutirão de limpeza das margens do Rio Itajaí do Sul na área central de Ituporanga. A iniciativa faz parte da 3ª edição da Campanha “O Rio Itajaí Pede Nossa Ajuda”, desenvolvida pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão e com apoio da Prefeitura de Ituporanga por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e Departamento de Meio Ambiente.
A atividade tem início às 7h30min, no Centro Multiuso do Município com a recepção dos voluntários. Haverá um café e distribuição de camisetas a todos os participantes, além dos itens necessários para a coleta dos resíduos, como luvas e sacos de lixo. O mutirão tem início logo em seguida, às 8h30.
A limpeza será realizada nas margens do rio na área central de Ituporanga, no trecho compreendido entre as pontes Vitório Sens (próximo à agência do Banco Bradesco) e Ponte de acesso à Atalanta (próximo a Madereira F.Miguel). Durante a atividade os moradores ribeirinhos e comunidade em geral receberão material informativo de conscientização.
De acordo com Coordenador Municipal da Defesa Civil, Moacir cordeiro, na oportunidade também será feita a retirada dos restos de madeira trancados nos pilares da antiga estrutura da ponte próxima a Madereira F. Miguel. “Vamos aproveitar o mutirão para fazer a retirada de todo aquele material que está preso aos pilares no meio do rio, e técnicos vão nos ajudar a avaliar a necessidade e a possibilidade ou não de fazer a remoção posteriormente também das colunas de concreto existentes”, explicou.
Além de representantes do Consórcio Empresarial Salto Pilão e Prefeitura por meio da Coordenadoria de Defesa Civil , Departamento de Meio Ambiente e Secretaria da Educação, devem participar do evento também as seguintes entidades: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Aremi, Souza Cruz, CDL, ACEI, Escoteiros Itu-Açu, Conselho da Comunidade, ADAGA, Empresa Turismo e Aventura, Associação de Ciclismo Salto Grande, Colégio Galileu, Rádio Sintonia, Jornal A Comarca, Jornal Destaque e Jornal Vale Sul.
"Não adianta o Município pensar em grandes investimentos para prevenir cheias e as pessoas continuarem jogando lixo no rio. Cada um precisa fazer sua parte. Cidadão e poder público. Pequenos gestos, grandes consequências”, disse o Prefeito Arno Zimmermann.
O encerramento do evento está previsto para as 11h com a exposição de todo o lixo recolhido no pátio da Madereira F.Miguel como forma de conscientizar a população. Caso as condições do tempo não estiverem propícias, o mutirão será adiado.