Planejamento turístico de Ituporanga  foi tema de reunião que reunião cerca de 50  empresários do se

Planejamento turístico de Ituporanga foi tema de reunião que reunião cerca de 50 empresários do se

O turismo e o planejamento de Ituporanga para o novo momento que o município deve vivenciar a partir do ano que vem com a inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor foi tema de um encontro que reuniu cerca de 50 empresários ligados ao setor no município. O encontro foi realizado na tarde desta terça (08), na Câmara de Vereadores e seguiu todos os protocolos para evitar a propagação da COVID-19.

A reunião que foi organizada pela Administração Municipal por meio da Fundação Fexponace, teve a finalidade de iniciar o mapeamento de pousadas, restaurantes e demais empresários ligados ao setor e que diretamente podem auxiliar no desenvolvimento da cidade para o atendimento dos turistas.

Entre os assuntos abordados esteve a importância de ampliar os estabelecimentos cadastrados no Cadastur. De acordo com o diretor presidente da Fexponace Paulo Roberto Ribeiro, esse cadastro serve de referencia para o Ministério do Turismo, e hoje de Ituporanga apenas nove estabelecimentos possuem esse cadastro. “Na reunião apresentamos o Cadastur, falamos da importância e também explicamos como fazer o cadastro. Precisamos chegar a mais de 100 cadastrados e isso vai facilitar a busca de recursos para o nosso município”, explicou.

O município conta com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) que vem prestando assessoria e por meio do Programa Caminhos do Campo. Hoje com a coordenação da turismóloga Fabiana Dieckmann,  18 propriedades de Ituporanga estão sendo reestruturadas para ampliar a possibilidade de atendimento.

Segundo o diretor presidente da Fexponace a expectativa é criar roteiros com rotas turísticas para que os turistas que vierem visitar o Santuário possam ter possibilidades de ficar em Ituporanga por mais dias. “Estamos catalogando todos os locais que são potenciais e vamos criar as Rotas da Cebola, com alternativas de alimentação, pousada e lazer”, pontuou.

Para o prefeito de Ituporanga  Gervásio Maciel o momento é de união entre todos os setores. “Nós como gestores estamos fazendo a nossa parte, preparando o município para esse novo momento e o que precisamos é o apoio dos empresários para que todos possam vivenciar junto com Ituporanga esse bom momento de desenvolvimento”, comentou.

SOBRE O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE LOURDES E DO LOUVOR

O encontro contou com a participação do empresário Silvio Prim, responsável pela construção do  Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor em Ituporanga. A obra que é privada, está avaliada em mais de R$ 10 milhões e tem previsão para ser inaugurada no dia 11 de fevereiro de 2022. “Esse é o dia de Nossa Senhora de Lourdes  e a inauguração do Santuário vai ser nossa homenagem a ela que é considerada a padroeira dos enfermos”, explicou o empresário que revelou ainda que por questão de segurança, enquanto o local estiver em obras as visitações seguirão proibidas.

O Complexo Religioso em Ituporanga vai contar com  a estátua de Nossa Senhora de Lourdes que com o pedestal chega aos 40 metros de altura, uma Cruz Panorâmica com 50 metros de altura e que também servirá de Mirante, um grande Rosário com 32 metros de altura e uma escadaria com cerca de mil degraus. Embaixo da Santa uma capela está sendo construída. A Capela que vai servir a principio como oratório terá capacidade para cerca de 120 pessoas.  Na frente da Estátua de Nossa Senhora de Lourdes já é possível avistar uma outra imagem, a de Santa Bernadete. O Complexo  religioso terá ainda outros 14 santos representados em estátuas menores que ficarão dispostas no trajeto da escadaria.