Sempre buscando proporcionar mais conhecimento e atualização para os servidores, a Administração de Ituporanga por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na tarde desta segunda-feira, 11, uma palestra sobre hepatites virais que é o tema da campanha Julho Amarelo. O evento era voltado a enfermeiros e também agentes comunitários de saúde.
A palestra foi ministrada pela enfermeira Georgia Staudinger, da Vigilância Epidemiológica que ressaltou que hoje Ituporanga registra vários casos de hepatites virais e alertou que a maioria dos pacientes são assintomáticos. “É uma doença silenciosa e hoje muitos pacientes descobrem as hepatites por acaso durante o pré-natal ou em algum outro exame”, disse.
Ela destacou ainda que se não tratadas adequadamente, as hepatites podem levar a graves problemas de saúde como cirrose, falência hepática e até câncer então o ideal é diagnosticar e tratar o mais rápido possível.
A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, explica que o intuito da palestra era repassar informações importantes para os enfermeiros e agentes comunitários de saúde para que eles possam orientar a comunidade sobre as hepatites. “Principalmente para que eles orientem a população de que temos testes rápidos de hepatite em todos os postos de saúde. Basta uma gotinha de sangue e em 30 minutos o paciente já tem o resultado”, finaliza.