Municípios da Região da Cebola pactuam leitos clínicos para COVID no Hospital de Presidente Getúlio

Municípios da Região da Cebola pactuam leitos clínicos para COVID no Hospital de Presidente Getúlio

Na tarde desta quarta-feira, 10, os prefeitos da Região da Cebola acabaram definindo o Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio, como local para a pactuação de leitos de clínicos de retaguarda para atendimento de pacientes COVID com complicações menos graves. 

A princípio esses leitos seriam instalados no hospital de Petrolandia, porém, alem de pendências legais,  os leitos que seriam colocados a disposição na Cidade Sorriso não seriam regulados pelo Estado e o valor de rateio para cada município ficaria mais elevado, principalmente no que diz respeito ao custo de tratamento de cada paciente.

O hospital de Presidente Getúlio possui hoje 15 leitos destinados para a clínica médica COVID. Para a pactuação, cada município da Região da Cebola – Ituporanga, Aurora, Atalanta, Petrolandia, Vidal Ramos, Chapadão do Lageado, Imbuia e Leoberto Leal – pagará o valor mensal de R$ 7 mil.

Com o compromisso dos prefeitos, já nesta terça-feira pacientes serão transferidos do HBJ para o Hospital de Presidente Getúlio, para liberar vagas em Ituporanga, tendo em vista que nesta tarde 13 pacientes aguardavam transferência no Pronto Socorro. “A grande vantagem desse encaminhamento para Presidente Getúlio, é que em caso de complicações na situação dos pacientes, a possibilidade de transferência aumenta, pela proximidade a outros hospitais que possuem leitos de UTI”, completou.

A discussão para que os municípios da Região da Cebola, assumissem responsabilidades com a ampliação de leitos clínicos foi tema de uma reunião na tarde de segunda-feira,  realizada na Câmara de Vereadores. O encontro foi organizado pelo prefeito de Ituporanga.