Mais de 500 preventivos foram coletados durante ação do Outubro Rosa em Ituporanga

Mais de 500 preventivos foram coletados durante ação do Outubro Rosa em Ituporanga

Durante do mês de outubro a Administração de Ituporanga por meio da Secretaria de Saúde realizou uma programação especial voltada ao Outubro Rosa, movimento de incentivo a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Com horários estendidos e destaque para a coleta de preventivos, mais de 500 mulheres foram atendidas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

O destaque ficou para a ESF do Bairro Gabiroba onde 120 coletas foram realizadas. Na unidade da Bela Vista também houve uma quantidade expressiva de atendimentos, 73 coletas,. Seguidas pela ESF Santo Antonio (64),  ESF Cerro Negro (60), ESF Rio Bonito (45), ESF Vila Nova (43) e ESF Nossa Senhora de Fátima (30), totalizando 515 exames.

Os preventivos coletados têm como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer. Os exames foram realizados todos de forma gratuita e em caso de alterações as pacientes serão encaminhadas para tratamento. “Ficamos felizes que as mulheres aproveitaram a oportunidade e buscaram os postos de saúde para fazer os exames e agora todos os resultados serão analisados pelos profissionais nos postos de saúde e se necessário vamos fazer os encaminhamentos necessários”, explicou a Secretária de Saúde Aline de Abreu Postais.

Para as mulheres que não conseguiram participar do mutirão no mês de outubro, as Unidades de Saúde em todos os bairros têm profissionais à disposição para a realização dos exames durante todo o ano.

SOBRE O EXAME PREVENTIVO

O exame de Papanicolau, também chamado de exame preventivo, é um exame ginecológico indicado para mulheres a partir do início da atividade sexual, que tem como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer. Apesar de ser indicado principalmente para mulheres com atividade sexual já iniciada, esse exame também pode ser realizado por mulheres virgens a partir dos 21 anos.

Esse exame é rápido, não necessita de muitos preparos, é realizado no próprio consultório do ginecologista e não dói, no entanto a mulher pode sentir um pequeno desconforto ou pressão no interior da vagina enquanto o médico faz a raspagem das células do útero. A amostra recolhida é enviada para o laboratório para a análise, sendo o resultado liberado em até 10 dias.