Mais de 1200 produtores ainda não fizeram prestação de contas das notas rurais em Ituporanga

Mais de 1200 produtores ainda não fizeram prestação de contas das notas rurais em Ituporanga

Pelo menos 1.210 agricultores estão com a prestação de contas de notas de Produtor Rural em atraso em Ituporanga. São 2.377 notas que não foram apresentadas desde 2017. Os números apresentados pela Secretaria da Fazenda preocupa a Administração de Ituporanga. O prazo para a prestação de contas dessas notas encerra no dia 30 de março.

De acordo com o Secretário da Fazenda Nilson Werter os números com relação a quantidade de notas que não foram prestadas preocupam, porque alem de reduzir a arrecadação do município, pode gerar também problemas para os agricultores. “O problema é que agora com a transição para a nota eletrônica, isso poderá gerar problemas aos agricultores que não estão prestando as suas contas, que não estão apresentando as contranotas. Esses agricultores poderão inclusive ficar sem acesso a novas notas fiscais”, pontuou.

Com relação ao município, o prejuízo fica por conta da redução na arrecadação de ICMS. Toda produção que não é informada ao Estado, o município perde na participação de ICMS para outros que estão informando. “Isso acontece porque a nossa participação no movimento estadual é que vai nos dar o retorno no índice do ICMS, e quando nós deixamos de informar a fatia do município diminui”, explicou.

Para os agricultores que ainda não fizeram a prestação das notas que foram emitidas em 2020, a regularização deve ser feita na Secretaria de Agricultura do Município, situada na Rua Emílio Altemburg, no Centro de Ituporanga.