Ituporanga tem aumento de casos Covid positivados, mas não tem registro de pacientes graves

Ituporanga tem aumento de casos Covid positivados, mas não tem registro de pacientes graves

A Administração de Ituporanga por meio da Secretaria de Saúde esta  atenta ao aumento de casos positivos de Covid-19. Até esta quinta-feira (6) o município contabilizava 63 pessoas positivadas, porém nenhuma em estado grave, por isso a situação ainda é considerada tranqüila.  A orientação é que a população siga com os cuidados básicos, uso de máscara,  álcool em gel e evitar as aglomerações.

De acordo com a Secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, já era esperado que a movimentação no Centro de Atendimento ao Covid aumentasse nesse início de ano. “A gente já estava preparado para um aumento de casos pelas festividades de fim de ano e pelas liberações de eventos. Estamos atentos a esse aumento, mas felizmente não temos nenhum paciente com Covid que esteja internado no Hospital Bom Jesus. Todas as pessoas positivadas foram medicadas e estão sendo monitoradas”, disse.

Mesmo sem pacientes graves a recomendação é que os moradores que apresentarem sintomas gripais ou respiratórios procurem o Centro de Atendimento ao Covid ao lado da Unidade Sanitária de Saúde para fazer o teste e receber as orientações necessárias. O atendimento ocorre entre 7h30min e 12h e das 13h as 16h30min.

Fiscalização foi reforçada

Para diminuir o número de casos a recomendação é que a população siga as regras sanitárias previstas para o combate ao Covid. Segundo decreto vigente no Estado, o uso de máscara em locais fechados, a utilização de álcool em gel e espaçamento entre as pessoas  seguem sendo necessários.

 Para garantir que essas regras sejam cumpridas a Administração de Ituporanga reforçou a fiscalização nos estabelecimentos e tem cobrado o cumprimento das regras do Evento Seguro em casa de realização de festas com a participação de mais de 500 pessoas.

“Os fiscais da Vigilância Sanitária estão passando nos estabelecimentos e orientando o pessoal do comércio e das empresas em geral para que disponibilizem álcool em gel na entrada dos estabelecimentos e que cobrem a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos. Já em ambientes externos não é obrigatório desde que não haja aglomeração. Pedimos principalmente que todos continuem respeitando as regras”, finaliza.

Para a realização de eventos é necessária autorização dos órgãos competentes e para receber a liberação os empresários devem procurar a Vigilância Sanitária com antecedência,  apresentar o Plano de Contingência que será analisado e deferido ou não.