Ituporanga sediou nesta quarta-feira o primeiro Encontro de Gestores Públicos do Caminho do Louvor, uma nova rota de peregrinação que está sendo implantada para ligar o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor ao Santuário de Madre Paulina, e que vai contribuir com o desenvolvimento de diversos municípios.
Participaram do evento, que aconteceu no Clasen Park Hotel, diversos prefeitos, secretários municipais e gestores ligados ao desenvolvimento do turismo que terá um impulso.
Em sua fala o prefeito Gervásio Maciel ressaltou os esforços da Administração de Ituporanga para estruturar e divulgar o turismo no município, mas e destacou que essa iniciativa precisa ser regional e feita em conjunto por todos os gestores. “Nós estamos trabalhando há muito tempo e agora vamos lançar o nosso mapa turístico, mas todas as cidades precisam trabalhar nesse sentido porque a idéia é que o turista venha e faça um roteiro por toda a região, que é muito mais atrativo”, comenta.
Ele acredita ainda que essa nova rota de peregrinação deve atrair milhares de pessoas que buscam um turismo espiritual e contato direto com a natureza. “Muitas pessoas saem daqui para fazer o Caminho de Santiago de Compostela e teremos essa opção aqui em Santa Catarina”, completa.
O diretor presidente da Associação Caminho do Louvor, Eduardo Bittelbrunn, conta que a nova rota foi inspirada no nacionalmente reconhecido Caminho da Fé, e foi desenvolvida para dar estrutura às pessoas que optarem por fazer a peregrinação do Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga, ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, oferecendo pontos de apoio, infraestrutura e principalmente informações.
O Caminho é composto por mais de 140 quilômetros, destes quais aproximadamente 70 atravessam montanhas do Vale e Alto Vale do Itajaí por estradas vicinais, trilhas, bosques e comunidades rurais. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras, ele proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.
De acordo com Eduardo, em cada parada, seguindo as setas amarelas, o peregrino estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades. O Caminho do Louvor é destinado aos peregrinos a pé ou de bicicleta, e é aberto a todos, independente de credo, religião ou motivação.
O peregrino é cadastrado na origem e portará ao longo do trajeto uma credencial de identificação que lhe permitirá acesso aos pontos de apoio previamente mapeados. A validação desta credencial no destino final é o que habilita o peregrino a requerer o seu certificado de conclusão da peregrinação.