Ituporanga inicia vacinação de crianças contra a Covid nesta quarta-feira

Ituporanga inicia vacinação de crianças contra a Covid nesta quarta-feira

A Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 19, a vacinação contra a covid em crianças. O atendimento para esse público será dividido em grupos e começa com as idades de 10 e 11 anos e também com crianças de 5 a 9 anos que possuem comorbidades ou algum tipo de deficiência.  Para essa vacinação o horário será das 17h às 20h na Unidade Sanitária do Centro.

Neste primeiro momento a cidade recebeu 360 doses da vacina, mas a secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais reforçou que Ituporanga está pronta para imunizar todas as 3.284 crianças ituporanguenses nessas faixas etárias o mais rapidamente possível, assim que novos lotes do imunizante pediátrico forem sendo repassados. 

“O imunizante que será utilizado será o da Pfizer, que na versão pediátrica tem o frasco na cor laranja. A dose a ser aplicada é de 0,2ml. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de oito semanas”, orientou.

Além de estarem presentes no momento da vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos de identificação e levar a documentação da criança: documento de identificação, carteirinha de vacinação, cartão SUS, Termo de Assentimento que está disponível na Sala de Vacinas e laudo comprovando a comorbidade, comprovação de atendimento em Centro de reabilitação ou cópia de algum outro documento oficial com indicação da deficiência.

Comorbidades e deficiências permanentes consideradas na vacinação de crianças:

São consideradas na lista de comorbidades diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias, doenças pulmonares crônicas, cardiopatias congênitas e adquiridas, doença hepática crônica, doença renal crônica, doenças neurológicas crônicas, imunossupressão congênita ou adquirida, hemoglobinopatias, obesidade grave e síndrome de down.

Vacinação do público em geral:

Além da vacinação das crianças, a imunização do público em geral continua seguindo conforme cronograma estipulado pela Secretaria de Saúde até a sexta-feira, 21. A sala de vacinas segue atendendo das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h, com atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. São distribuídas 50 senhas no período matutino e 50 no período vespertino.