Ituporanga inicia nesta terça (11) nova fase de vacinação contra a COVID-19

Ituporanga inicia nesta terça (11) nova fase de vacinação contra a COVID-19

A partir desta terça-feira, 11, inicia em Ituporanga uma nova fase de vacinação contra a Covid-19. Essa nova fase está dividida em duas etapas. Na primeira etapa, terão direito as doses doentes crônicos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente.

De acordo com a Secretária de Saúde Aline de Abreu Postais para ter acesso à vacina, quem se enquadra nesse público precisa procurar a Unidade de Saúde do Bairro, levar a documentação que comprove a comorbidade, o médico deve realizar o atestado indicando a vacinação e logo após a equipe de enfermagem irá agendar o dia, horário e local para vacinação. O agendamento pode ser feito também por meio do site da prefeitura.

A definição do público da primeira etapa dessa segunda fase da campanha de vacinação contra a COVID,  está disposta na Nota Técnica Nº 016 GEVIM/DIVE/SUY/SES, disponibilizada no site www.ituporanga.sc.gov.br, no ícone Informações COVID-19, onde está disponível também o modelo de Atestado para receber a vacina. 

A Secretária de Saúde Aline de Abreu Postais explica ainda que considerando a simultaneidade das campanhas de vacinação contra a COVID-19 e contra a influenza, as pessoas contempladas para ambas as vacinas devem, preferencialmente, receber a vacina contra a COVID-19, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias para o recebimento da vacina da influenza.

“No caso dos idosos, por exemplo, é obrigatório que o idoso tenha consigo o cartão que comprove o recebimento da vacina Covid para que possamos fazer o monitoramente. Quem não levar o comprovante de vacinação da Covid, não vai receber a vacina da gripe”, explicou.

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

A Administração de Ituporanga aderiu a Campanha Vacina Solidária para ajudar famílias carentes do município. Quem for até o Posto de Saúde Central para receber a vacina contra a Covid-19, está convidado a doar um quilo de alimento não perecível.  A doação não é obrigatória para ter acesso à vacina, porém os alimentos doados poderão ajudar famílias com dificuldades para se manter nesse período de pandemia.