Ituporanga amplia CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA e libera para toda a população

Ituporanga amplia CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA e libera para toda a população

A partir desta segunda (12), Ituporanga passa ampliar a CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE e pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário também poderão ser vacinadas contra a influenza. A ampliação que ocorre em todo o estado de Santa Catarina, se deve a baixa procura pelas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Em Ituporanga, são cerca de 3 mil doses da vacina contra a GRIPE disponíveis, já que o município atingiu pouco mais de 60% do público prioritário.

De acordo com a Secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, podem se imunizar toda a população com mais de seis meses de idade, até que os estoques de vacinas sejam zerados. “A previsão é que a campanha ocorra entre os dias 12 e 30 de julho, porém, temos um limite de doses. Então enquanto tivermos vacinas em estoque vamos disponibilizar para quem quiser ser imunizado”, explicou.

Para essa etapa da Campanha de Vacinação contra a GRIPE,  a vacinas serão aplicadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre 8h às 11h30min e 13h30min às 15h30min.

As pessoas interessadas precisam apresentar documento de identificação com foto, cartão nacional do SUS, comprovante de residência, carteira de vacinação e comprovante de vacinação da Covid, caso já tenha recebido a primeira dose.

“É importante lembrar que a campanha de vacinação contra a Gripe continua simultaneamente com a da Covid-19. A orientação é que deve ser respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das duas vacinas. Dúvidas devem ser esclarecidas nas unidades básicas de saúde”, explicou.

PÚBLICO PRIORITÁRIO QUE TEVE ACESSO A VACINA CONTRA A GRIPE

Até o momento, a Campanha de Vacinação contra a Gripe, teve como público alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; e trabalhadores da educação das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.