Na Festa da Cebola, que acontece em Ituporanga de 7 a 10 abril, o que não pode faltar é cebola. A exposição da hortaliça que dá nome ao evento movimenta os produtores rurais que selecionam os melhores bulbos das suas propriedades. Para a edição deste ano a exposição foi reformulada.
Uma das novidades está relacionada à forma de competição. De acordo com o secretário de Agricultura, Marcelo Clasen, em 2016 será realizada uma Mostra do que é produzido na região. “Este ano foi atípico para a produção de cebola e seria injusto com os produtores de Ituporanga e municípios vizinhos premiar o melhor produto”, explica.
As inscrições para a Mostra podem ser realizadas na Secretaria de Agricultura de Ituporanga e está aberta aos produtores que queiram mostrar seu produto. Serão selecionados 40 expositores que, posteriormente, vão passar por avaliação.
Serão organizadas duas formas de expor o produto. O agricultor poderá separar a cebola por caixa ou por réstia. Serão realizadas visitas às Secretarias Municipais da Agricultura do Alto Vale para esclarecer o procedimento adotado neste ano. “A ideia é preparar o agricultor, passar as instruções e o regulamento de como a cebola precisa ser apresentada”, explica um dos responsáveis pela comissão, Acácio Clasen.
Cada participante receberá duas credenciais e também uma vaga de estacionamento. A comissão estuda ainda a possibilidade de fazer um sorteio entre os expositores.