Famílias de Ituporanga com renda até três salários mínimos devem atualizar dados do Cad Único

Famílias de Ituporanga com renda até três salários mínimos devem atualizar dados do Cad Único

A Administração de Ituporanga por meio da Secretaria de Assistência Social, que as famílias que são beneficiadas com programas sociais no município precisam atualizar os dados no Cadastro Único (Cad Único). Atualmente, 1056 famílias estão cadastradas e devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para fazer a atualização de forma presencial, com agendamento. 

De acordo com a Secretária de Assistência Social Antoniela Ferreira, o Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (Cad Único), é um instrumento de coleta de dados e informações que visa à identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. “Podem se cadastrar as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou ainda aquelas com renda familiar mensal total de até três salários mínimos e esses dados se tornam base para ter acesso aos benefícios sociais como, por exemplo, a Bolsa Família”, explicou.

No Cadastro Único são registradas as informações sobre as condições de vida das famílias, características da residência e identificação de cada pessoa: os documentos que possui escolaridade, situação de trabalho e remuneração. A partir do momento em que a família se inscreve no Cadastro Único, assume o compromisso de manter as informações atualizadas sempre que tiver alguma mudança de endereço, renda ou composição familiar, mesmo que não receba nenhum benefício. 

A secretária reforça que o Cadastro Único é a porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal, mas estar cadastrado não significa a inclusão automática em programas sociais. “Esses programas usam as informações do Cadastro Único, mas são gerenciados por outros  órgãos. A seleção e o atendimento da família ocorrem de acordo com critérios e procedimentos definidos pelos gestores e pela legislação específica de cada um deles”, pontuou.

Para fazer a inscrição ou a atualização dos dados  é necessário apresentar as informações referentes a todos os membros da família, porem apenas uma pessoa, preferencialmente mulher e com mais de 16 anos,  precisa comparecer ao CRAS para fazer a entrega da documentação. 

Para fazer a atualização as famílias devem agendar horário pelo whatsapp  (47) 3533 5969.