Depois de cooperativa de catadores, agentes de Saúde também conhecem o Parque Girassol em Timbó

Depois de cooperativa de catadores, agentes de Saúde também conhecem o Parque Girassol em Timbó

Depois da Cooperativa de Catadores de Ituporanga, foi a vez dos agentes de saúde irem até Timbó conhecer o Parque Girassol, uma espécie de centro de triagem e aterro  para onde é levado o rejeito da capital nacional da cebola. A visita técnica realizada nesta sexta-feira, 10, foi feita por meio de uma parceria entre Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Saúde.

A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, comenta que o intuito da viagem era de proporcionar capacitação aos servidores. “O Parque Girassol em Timbó é uma unidade de educação ambiental e de valorização de resíduos que busca incentivar o desenvolvimento sustentável das cidades através do lixo e queremos mostrar isso aos agentes de saúde”, disse.

Para ela os profissionais precisam entender qual o processo de separação dos rejeitos e reciclados e o que pode ser feito com eles. “Agora os agentes de saúde vão poder orientar ainda melhor a população para que toda a comunidade possa fazer a separação do lixo em sua residência para posterior coleta e destinação correta e melhoria do serviço que é prestado no município”, completa.

O parque é administrado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) com quem a Administração de Ituporanga tem contrato e que desenvolve o programa Vale Muito Cuidar que já é referência em Santa Catarina quando o assunto é a destinação correta dos resíduos.

Por meio do programa, em breve a população vai receber sacos plásticos amarelos retornáveis para fazer a separação do lixo reciclável. O projeto também prevê a implantação de lixeiras comunitárias. No município de Ituporanga as melhorias que estão sendo implantadas vão gerar redução de custos, melhor aproveitamento e até possibilidade de renda com transformação do lixo em materiais para a construção civil.