A Administração de Ituporanga, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) chama a atenção da população sobre dois problemas que tem sido freqüentes no município: a colocação indevida de placas publicitárias e utilização da via pública por revendas de automóveis.
Com relação a colocação de placas publicitárias, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro nos artigos 81, 82, 83 e 84, onde apontam que é proibido afixar em trevos e canteiros das vias públicas placas com propaganda, o espaço deve ficar livre para a colocação somente de placas de sinalização de trânsito.
De acordo com o diretor do Demutran Amaury Herbst para solucionar o problema, fiscalizações serão realizadas e as placas colocadas indevidamente serão retiradas. “Esse espaço deverá ficar livre para a visualização dos condutores de veículos, ciclistas, motociclistas e pedestres que utilizam a via. Quem colocar as placas que não são permitidas, será orientado a retirar, se não o fizer o departamento de trânsito irá retirar”, explicou.
Outro ponto que passará a ser fiscalizado na Capital da Cebola tem relação à utilização também indevida das calçadas por parte das garagens de revenda de veículos. “Essas empresas estão utilizando o passeio público que são as calçadas e estão estacionando os veículos de venda na via pública também. Isso atrapalha o fluxo normal do trânsito e também a visibilidade do trânsito podendo causar até acidentes sendo que muitas dessas revendas tem estacionado muito próximo as esquinas”, apontou o diretor.