Comitê de gerenciamento de crise  reconhece oficialmente  transmissão comunitária em Ituporanga

Comitê de gerenciamento de crise reconhece oficialmente transmissão comunitária em Ituporanga

Em razão dos dois novos casos positivos para Coronavírus em Ituporanga, o Comitê de Gerenciamento de crise e enfrentamento à Covid-19 reuniu-se na tarde de hoje, 17 de abril de 2020, às 13 horas para conversar sobre ações necessárias ao combate.

Após reunião, o Comitê divulgou em ata algumas orientações.  O primeiro ponto diz sobre a edição de um ato municipal, a fim de que os estabelecimentos coloquem em local visível placa informativa com a seguinte frase “Em razão de ser obrigatório o uso de máscaras por todas as pessoas em Ituporanga, conforme Decreto municipal Nº45, fica PROIBIDO o ingresso e a permanência nesse estabelecimento por pessoa que não esteja utilizando máscara”.

O segundo ponto importante da ata é o reconhecimento oficial de transmissão comunitária no município de Ituporanga, ou seja, não é possível identificar e isolar o foco. Os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 não possuem vínculo familiar. Outra determinação é com relação ao lixo. Os responsáveis pela residência dos positivos e os familiares que estão em isolamento domiciliar receberão sacos de lixo especiais, a fim de que o descarte seja feito da maneira correta.

 O Comitê aprovou ainda, como medida de emergência para contenção da propagação da doença, a aquisição de testes rápidos para utilização e mapeamento por amostragem (até 5% do número total de famílias) nos bairros e comunidades do município que tenham casos confirmados. Como o primeiro lote foi adquirido com previsão de chegada para o final de abril/2020, foi sugerida a aquisição de fornecedor que faça entrega imediata.

A partir de hoje, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária irão fiscalizar com mais intensidade, todos os estabelecimentos em funcionamento.

Participaram da reunião: Prefeito Gervásio Maciel;  Médico coordenador do Pronto atendimento do Hospital Bom Jesus Daniel Ribas; Hugo Teixeira - Procurador Geral;  Diretora Geral do HBJ- Edelir stupp; Capitão da PM -Vanilo Vignola;  Secretária de Saúde- Elisângela Scheidt Roncalio; Enfermeira- Geórgia Staudinger; Procuradora Municipal- Laura Cellarius; Coordenador municipal da Defesa Civil- Celso Daniel Boaventura e o Delegado da Polícia Civil- Valério Luiz de Farias.