Comad e Secretaria de Saúde de Ituporanga criam fluxograma para atendimento de dependentes químicos

Comad e Secretaria de Saúde de Ituporanga criam fluxograma para atendimento de dependentes químicos

A partir de agora os atendimentos de pacientes que apresentam algum tipo de dependência química terão atendimento padronizado em Ituporanga. Um trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Combate as Drogas (COMAD)  em parceria com a Secretaria de Saúde possibilitou adotar um fluxograma de atendimento em todas as unidades de saúde do município.

Para que o processo seja iniciado, um ciclo de reuniões foi realizado em todas as Unidades de Saúde (ESFs) com a finalidade de repassar as informações necessárias e capacitar os profissionais.

A expectativa é que com a padronização dos procedimentos seja possível fazer o mapeamento e diagnóstico da demanda com vistas para a adoção das políticas públicas voltadas para esses pacientes.

O projeto que previa a implantação do fluxograma iniciou em 2017 pela equipe do COMAD  e agora com o apoio da Administração Municipal por meio da Secretara de Saúde está sendo colocado em prática.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Ituporanga Aline de Abreu Postais com a  padronização do atendimento e a adoção deste fluxograma o Comad Ituporanga quer possibilitar transparência e o acesso a informação para a população.  “Pessoas que procuram por ajuda nessa  área da dependência química, precisam iniciar esse processo na Unidade de Saúde do seu bairro e partir dessa triagem é feito o encaminhamento para locais com tratamento adequado”, explicou.