A tarde de sol desta quarta-feira, 27, marcou o início à colheita de cereais de inverno no Alto Vale do Itajaí. Os primeiros grãos a serem colhidos foi em Ituporanga na propriedade de Osni Damann, comunidade de Bela Vista.
O ato foi acompanhado pelo prefeito de Ituporanga Gervásio Maciel, o Secretário de Estado da Agricultura da Pesca e do Desenvolvimento Rural Altair Silva, a Secretária da Agricultura de Ituporanga Sandra Loffi Petry e demais autoridades em um dia de campo organizado pela Cravil.
Os produtores da região investiram no plantio de trigo e triticale como opção de renda com uma segunda safra e, de olho também na preparação do solo para a cultura principal. Só na região de atuação da Cravil, a área de cultivo de cereais de inverno passou de 1250ha em 2020 para mais de 5 mil hectares em 2021. Segundo estimativa do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) o aumento em Santa Catarina é de quase 70%, chegando a 290 mil toneladas.
Para o prefeito Gervásio Maciel, o cultivo de grãos tem aos poucos modificado as propriedades em algumas regiões de Ituporanga. “Nossos agricultores tem cada vez mais buscado a diversidade nas propriedades e também incremento de renda e o cultivo de grãos como é o caso do trigo tem sido uma alternativa menos arriscada para os produtores”, comentou..
Na região de Ituporanga, o Projeto recebe o apoio da Epagri e da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), que viabilizaram uma área de pesquisa para avaliar os cultivares mais adequados à região.