O prefeito de Ituporanga Gervásio Maciel decretou na manha desta quarta-feira, 17, luto oficial de três dias, a partir de hoje, em virtude das cinco mortes registradas em menos de 24h no município por complicações da COVID-19. O município contabiliza agora 26 óbitos desde o início da pandemia.
Em vídeo publicado na página oficial da prefeitura de Ituporanga o prefeito se solidarizou com as famílias que perderam os entes queridos solicitou mais uma vez que população colabore no cumprimento das medidas sanitárias. “Estamos prestando nossa solidariedade a todas as 26 famílias que perderam alguém em virtude dessa doença, ver a morte de cinco pessoas no mesmo dia nos deixa muito triste e por isso fizemos o apelo para todos os moradores sigam o protocolo façam usam de máscara, evite aglomerações e usem também o álcool em gel”, desabafou.
De acordo com o prefeito o município de Ituporanga esgotou os recursos para atender a população que está em situação mais grave e por conta disso uma audiência está agendada com o Secretário de Estado da Saúde Andre Motta Ribeiro em busca de ampliar esse suporte, principalmente para ajudar o Hospital Bom Jesus (HBJ). “Vamos junto com a secretária da saúde de Ituporanga buscar junto ao governo do estado mais apoio, não só recursos financeiros, mas também equipamentos para poder ampliar a estrutura”, explicou.
Na semana que vem uma reunião deve ser feita com todos os médicos que prestam atendimento nas Unidades de Saúde do município na tentativa de encontrar um protocolo de tratamento para os pacientes que tem buscado atendimento com sintomas sugestivos da COVID. A intenção da Administração é tentar evitar a evolução dos sintomas e que diminuir a quantidade de pacientes que necessitam de intubação.
Sobre as mortes
Entre a noite de segunda (15) e terça (16) cinco óbitos foram registrados. Um masculino 50 anos, uma feminina com 62 anos, um masculino de 52 anos e mãe e filho que faleceram com poucas horas de diferença: a mãe com 77 anos e o filho de 44 anos. Todos os pacientes estavam intubados no Hospital Bom Jesus (HBJ).