A Administração de Ituporanga tem buscado fomentar o potencial empreendedor do setor de artesanato no município. Seguindo esse objetivo por meio do Programa Cidade Empreendedora realizado em parceria com o Sebrae, os artesãs estão tendo a possibilidade de participar da Oficina Criativa para artesanato de referência cultural.
A oficina é realizada em etapas e a cada encontro novas habilidades são aperfeiçoadas. De acordo com a Diretora de Cultura de Ituporanga Ana Grah no encontro realizado nesta semana as artesãs receberam orientações sobre a produção de produtos iconográficos que são inspirados em referências culturais do município. “Ituporanga hoje tem a Santa e a Cebola que representam o município e essas oficinas tem ensinado a como potencializar isso em favor dos artesãos”, comentou.
Nesta terça (19) a oficina contou com a visita do Prefeito Gervásio Maciel e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Sergio Eduardo Cunha da Rosa que aproveitaram a oportunidade para conferir os trabalhos. “Essa é uma oportunidade que estamos disponibilizando para aperfeiçoar as habilidades e aprender também a empreender, para conseguir ampliar a renda”, comentou o prefeito.
Além de trabalhar a criatividade na produção de produtos que represente Ituporanga, as gestoras das oficinas orientam também sobre a logística mercadológica, como a criação de selos e embalagens adequadas. A próxima oficina será realizada em janeiro para a conclusão dos trabalhos e entrega dos certificados. “A parceria do Cidade Empreendedora traz novas possibilidades em vários setores e o desenvolvimento do artesanato é uma boa oportunidade para desenvolver o espírito empreendedor”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico.