A campanha de vacinação contra a COVID-19 segue sendo realizada em Ituporanga. Até o momento o município recebeu 442 doses, sendo 272 da CoronaVac e 170 da AstraZeneca. Ao todo 388 pessoas foram imunizadas.
Para definir o público que está tendo acesso à vacinação na Capital da Cebola, a Secretaria de Saúde de Ituporanga tem seguido as recomendações e deliberações da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina que elencam as seguintes categorias:
- Profissionais envolvidos no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel Catarinense;
- Profissionais que atuam no atendimento clinico de paciente com suspeita de COBVID-19, independentemente do nível de atenção (centros de saúde, Unidades de Triagem, Ambulatórios, Hospitais, etc)
- Profissionais que atuam na coleta (swab) e no diagnostico laboratorial da Covid-19.
- Idosos que estão internados em instituições de longa permanência.
“Seguindo esses critérios até o momento foram imunizados os profissionais de saúde que estão na linha de frente para o atendimento de pacientes suspeitos ou positivados no Hospital Bom Jesus, como os profissionais que trabalham na UTI, os profissionais do SAMU e Bombeiros, os idosos do Abrigo Mão Amiga (AMA) e os profissionais que atuam na linha de frente nos postos de saúde e na tenta COVID”, explica a enfermeira do posto de saúde central Jucilene Rossa Bonfin.
A partir do momento que todos esses profissionais de linha de frente estiverem imunizados a deliberação da Secretaria de Saúde do Estado abre a possibilidade para que os demais profissionais de saúde sejam vacinados.
A enfermeira explica que todos os profissionais de saúde serão imunizados na primeira etapa da Campanha de Vacinação, conforme as doses forem enviadas para os municípios, porem como há essa escassez de vacinas, nesse primeiro momento, é preciso seguir alguns critérios para definir os públicos daqui pra frente.
A deliberação do estado dá prioridade para trabalhadores de saúde com idade maior ou igual á 60 anos com ou sem comorbidades e os trabalhadores de saúde portadores de comorbidades. “Não terminamos ainda a vacinação dos profissionais na linha de frente, mas já sabemos que irão sobrar algumas doses e a agora estamos fazendo o levantamento desses profissionais. Nesse sentido aproveitamos para fazer o chamamento desses trabalhadores para que procurem a Secretaria de Saúde para fazermos esse mapeamento”, explica.
Jucelene acrescenta ainda que podem estar inclusos nesse grupo profissionais de saúde que atuam independente do vinculo. “Todos os trabalhadores que se enquadram no critério de 60 anos ou mais ou que tenham comorbidades devem fazer o cadastro na secretaria da saúde. Pode ser trabalhador público ou privado. Não sabemos ainda quantos trabalhadores com essas características que temos, por isso precisamos desse levantamento”, pontuou.
Vacinas para a segunda dose estão garantidas
As duas vacinas aplicadas em Ituporanga precisam de duas doses para que se tornem eficazes. No caso da CoronaVac, o prazo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias. Já quem tomou a primeira dose da AstraZeneca, deve receber a segunda dose do imunizante três meses depois. As vacinas para a segunda dose estão em um lote de vacinas que estão reservadas na Regional da Saúde em Rio do Sul para essa finalidade. Esse lote, que contempla a segunda dose para as pessoas que já receberam a vacina será disponibilizado assim que estiver no prazo para que seja aplicado o reforço.
Secretaria já iniciou levantamento de idosos para a próxima fase
Após a imunização dos profissionais de saúde a vacina será aplicada nos idosos. “Muitos idosos tem nos procurado nos postos de saúde para saber quando será iniciada a vacinação desse público. Ainda não sabemos quando de fato vamos começar a vacinação nesse público, mas o Estado solicitou um levantamento do quantitativo desse público e é isso que estamos fazendo nesse momento, pra saber quantos idosos temos”, explicou.