Com o objetivo de prevenção de todos os tipos de violência contra a pessoa idosa e em alusão ao Junho Violeta, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) está promovendo está promovendo rodas de conversa nos grupos de terceira idade existentes no município.
A secretária de Assistência Social, Antoniela Cristina Ferreira, também lembrou que o 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como alerta sobre a responsabilidade individual na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos.
Segundo Antoniela, os casos de violência contra a pessoa idosa, vão muito além de questões físicas, mas também emocionais e financeiras e uma das situações mais delicadas é que em boa parte são cometidas pela própria família.
Conforme dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima. Grande parte dos suspeitos de cometer esse tipo de violência são os filhos ou netos. “Uma das ferramentas para sensibilizar, coibir esse tipo de violência é a conscientização da sociedade”.
Outra ação que está sendo realizada em Ituporanga é uma capacitação sobre a Rede de Atendimento do Idoso. O objetivo é assessorar na consolidação, elaboração e pactuação do fluxo e protocolo para o atendimento desse público no município.
Participam da elaboração dos documentos profissionais da rede de atendimento das Secretarias de Assistência Social e Saúde, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério Público, do Judiciário, da Delegacia de Polícia Civil, do Hospital Bom Jesus, Associação de Acolhimento Abrigo Mão Amiga (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e representantes de usuários que acessam os serviços.