A Administração de Ituporanga está em busca de alternativas para resolver irregularidades que impediram que os artistas locais do município, que foram prejudicados por conta da pandemia, pudessem ser beneficiados com recursos da lei Aldir Blanc. O valor de R$ 193 mil que foi destinado para a Capital da Cebola está retido e ainda não foi repassado aos artistas por inconsistência no Edital Ituporanga Cultural Lei Aldir Blanc.
O assunto foi tema de uma reunião na semana passada entre os artistas inscritos no edital do ano passado e a atual administração. De acordo com a gerente de cultura de Ituporanga Ana Grah, a expectativa do Prefeito Gervásio Maciel, é aproveitar a viagem a Brasília que deve ocorrer nos próximos dias para destravar o recurso e abrir um novo edital.
“O recurso não foi devolvido, mas do jeito que está não conseguimos repassar os valores aos artistas. Por isso nossa expectativa é que realmente possamos abrir um novo edital, resolver os problemas, dar publicidade para que todos os artistas locais tenham a oportunidade de se inscrever e ser beneficiado, já que o edital antigo não foi transparente”, comentou.
Um dos artistas que participou da reunião foi o cantor Kainan Braz, confirmou algumas falhas no antigo edital. “A gente não tem culpa pelos erros do pessoal que estava à frente do edital. Sabemos que teve transição de mandato e agora estamos constatando que o erro foi na antiga administração. Não foi divulgado certo para que tivesse tempo para as pessoas fazerem as inscrições. Quem ficou sabendo de forma esporádica, por amigos ou conhecidos, fez a inscrição como foi o meu caso, mas muitos nem sabiam e não puderam se inscrever”, explicou o cantor.
O superintendente da Fexponace, Edésio Bilck, explica que como a atual administração constatou essas possíveis irregularidades no edital antigo, um processo foi aberto no Ministério Público para investigar onde está o erro e quem são o responsáveis. “Confirmando essas irregularidades os possíveis culpados devem ser penalizados. Muitas pessoas foram prejudicadas, tanto os artistas que se inscreveram e não puderam receber o recurso, como aqueles que nem tiveram a oportunidade de se inscrever”, comentou.