Em Ituporanga a apresentação de “A lenda do Rio Bernunça” da Companhia Cobaia Cênica marcou a Semana do Meio Ambiente e encantou quase 400 estudantes levando uma mensagem sobre a importância da preservação do rio. Ao todo foram quatro espetáculos nos Centros Educacionais Pedro Júlio Müller e Bernardina Farias de Matos promovidos pela Administração Municipal por meio das secretarias da Educação e Agricultura e Meio Ambiente.
"A Lenda do Rio Bernunça" conta a história de um rio enfeitiçado por bruxas que se veem impedidas de realizar seus rituais de juventude, devido à sujeira que toma conta daquelas águas. O feitiço gera um desequilíbrio enorme àquela região, o que provoca uma grande confusão e tragédia, afetando as pessoas, os bichos e os seres mitológicos que vivem ali.
De acordo com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Bezerra Loffi Petry, as apresentações prenderam a atenção dos estudantes e levaram uma mensagem sobre a importância da preservação de uma forma totalmente diferente. “Quando falamos em preservação, entendemos que a educação das crianças é a forma mais efetiva de trabalhar isso e nada melhor do que levar essa mensagem de forma lúdica, com música, alegria porque isso prende a atenção deles”, disse.