A Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Agricultura, dá continuidade a mais uma etapa da campanha de controle ao borrachudo no município. A distribuição do BTI, produto utilizado para combate, já foi feita aos agricultores que farão a aplicação no sábado, dia 29, em todas as comunidades.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Loffi Petry, lembra que no final do ano passado já foram aplicados mais de 300 litros do larvicida BTI doados pela Administração e a nova aplicação é uma sequência ao projeto de controle do inseto. “Para que o combate seja efetivo fazemos um mapeamento dos locais estratégicos e os agricultores fazem a aplicação, que é realizada regularmente ao longo de todo o ano e não causa danos a peixes e outros animais”.
A aplicação está sendo feita em rios e córregos nas comunidades de Rio Areias, Rido das Pedras,Rio do Norte, Coqueiral, Chapadão Rio Areias, Fundos Gabiroba, Rio Bonito e Faxinal Vila Nova beneficiando praticamente todo o município. O produto foi adquirido no ano passado, quando foram investidos mais de R$ 70 mil. Para dar continuidade à campanha de controle do borrachudo em 2022 uma licitação para uma nova compra de BTI já está sendo elaborada e deve ser lançada em breve.
A proliferação do borrachudo pode causar problemas que vão muito além das incomodas picadas. Ela é influenciada por um desequilíbrio ambiental causado pelo aumento da quantidade de matéria orgânica na água através de dejetos humanos e de animais; pelo desmatamento, principalmente das matas ciliares, o que contribui para dispersão do inseto e uso inadequado de agrotóxicos, causando a morte de predadores e competidores do borrachudo, como peixes, insetos e pássaros e poluição doméstica e industrial.