A Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Saúde, levou no sábado, 9, mais 21 moradores até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para doar sangue. Esta foi a segunda etapa de doações. A primeira já foi realizada em junho e encaminhou outros 20 doadores.
Atualmente o Alto Vale não conta com nenhuma unidade fixa de doação, por isso ela precisa ser feita em Lages. Para a doação a Secretária de Saúde custeou o transporte do grupo de Ituporanga e também o almoço dos doadores que foram até a Serra.
Com as campanhas, a intenção é continuar sensibilizando a comunidade de que uma única doação pode salvar várias vidas. “Ficamos bastante felizes com o número de pessoas interessadas em fazer a doação, que foi tão grande que tivemos que fazer em duas etapas. Doar sangue é um ato de amor e pode salvar muitas vidas, por isso sempre incentivamos de que quem puder doar doe e procura mos facilitar isso oferecendo o transporte até o Hemocentro”, ressalta a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais.
Ela ainda agradeceu os moradores de Ituporanga pela solidariedade e disposição e lembrou que cada doação pode salvar até quatro vidas.
Quem pode fazer a doação
Podem fazer a doação pessoas que estejam em boas condições de saúde, tenham entre 16 e 69 anos e que tenham no mínimo 50kg. Para quem já é doador é necessário respeitar os intervalos para doação. No caso dos homens o prazo de 60 dias com o máximo de quatro doações por ano, e as mulheres, são 90 dias de intervalo entre uma doação e outra e o máximo de três doações por ano.