A Administração de Ituporanga por meio da Secretaria de Saúde está acompanhando o aumento de casos ativos e positivos de Covid-19. No Centro de Atendimento Covid nesta semana foi necessário estender o horário atendimento para não deixar pacientes positivos sem a atenção médica. Apesar de estar com 325 casos ativos o município não tem nenhum paciente internado e não há confirmação da circulação da nova variante no município.
De acordo com a Secretária da Saúde Aline de Abreu Postais a evolução positiva dos pacientes infectados é resultado dos bons índices da vacinação. “Estamos com 76,12% da população já imunizada com a primeira dose e 67,87 % com a segunda dose. E pedimos que quem ainda não se imunizou que venha até a sala da vacinas para completar o ciclo de imunização e receber também a vacina da influenza”, explica.
Mesmo sem casos graves a Administração Municipal esta atenta e tem adotado medidas para garantir o atendimento da população em todos os postos de saúde. “Estamos estruturando as equipes de saúde, contratando novos médicos para dar conta desse aumento dos atendimentos, prorrogando o horário na tenda da Covid e também nas unidades quando necessário”, disse.
O pedido é que a população tenha paciência ao aguardar o atendimento que pode demorar devido à grande procura. O atendimento do paciente Covid ocorre por etapas, já que é feita a testagem, o cadastro e o atendimento individual com o repasse de informações para os pacientes positivados. Cada paciente recebe o receituário e todas as orientações sobre isolamento e formas de contágio.
Atualmente a testagem e acompanhamento dos pacientes é feita nas unidades de saúde e também no Centro Covid. Apesar de haver suspeita, até o momento o município não tem nenhum caso confirmado da nova variante Ômicron.”O grande número de casos positivos levanta a suspeita da nova variante, já mandamos teste para o Laboratório Central (Lacen) mas ainda não tivemos confirmação”, pontuou.