A partir de agora, estudantes de três unidades de ensino da Rede Municipal de Ituporanga terão acesso a tecnologia e atualizações pedagógicas. É que a Administração, por meio da Secretaria de Educação, está investindo quase R$ 350 mil na compra de computadores. Nesta semana foram finalizadas as instalações de laboratórios de informática nos Centros Educacionais Pedro Júlio Muller, Bernardina Farias de Matos e Curt Hamm.
Cada laboratório conta com 10 computadores modernos e com tecnologia de ponta que custaram em média R$ 7 mil cada e que vão trazer muitos avanços na educação conforme comenta a secretária de Educação Sandra Berns Clasen. “Essa aquisição vai beneficiar professores e estudantes. Principalmente nesse período de pandemia que nós passamos, observamos como a tecnologia fez falta na vida dos nossos alunos. Por isso as escolas foram mapeadas, identificamos a necessidade de cada uma e percebemos que essas três tinham mais urgência de equipamentos e fizemos a compra de 30 máquinas e a instalação”, disse.
Nesse momento a Secretaria de educação também já iniciou o processo de compra para mais 15 computadores que serão distribuídos nas demais unidades conforme a necessidade de cada uma delas. “Temos que entender que hoje a informática e um recurso pedagógico porque desenvolve a inteligência e criatividade dos alunos. Não podemos mais pensar que nossas crianças estão alienadas, precisamos sim estar inserindo isso no contexto da sala de aula e no dia a dia”, completa.
O investimento está em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais para o currículo escolar e propostas pedagógicas para a Educação Infantil e inclui a Cultura Digital como uma das 10 competências gerais.
O prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel lembra que a Administração está fazendo um grande investimento na Educação, sejam com obras para melhorar a estrutura física das escolas, compra de equipamentos e capacitações. “Todos esses investimentos e esforços acabam refletindo na melhoria da qualidade da educação”, finaliza.