Além desta conquista, o município recebe mais dois certificados comprovando a ascensão do turismo, um deles mostrando que Ituporanga pertence a Instância de Governança Regional - Caminhos do Alto Vale e o outro que comprova as atividades da Comissão de Turismo, a Comtur.
A conquista da integração ao SISMAPA, que é o Mapa do Turismo Brasileiro Registrado, vem pelo quarto ano consecutivo. Este mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo. É através desse certificado que o município de Ituporanga consegue captar recursos no Governo Federal e outras esferas.
De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Eventos de Ituporanga, a conquista mostra que a cidade tem o Conselho Municipal de Turismo, tem um Plano Municipal de Turismo, inventário, pré-diagnóstico, cadastrado de 73 empresas no ano de 2023 no CADASTUR, capacitações e orientações para 103 empresas ou empreendedores ligados ao ramo turísticos seguindo o caderno de orientação no Ministério do Turismo. Ituporanga tem 54 atrativos turísticos, sendo 22 atrativos ou propriedades rurais, e sete atrativos fazem parte do Programa Caminhos do Campo. A Rota Turística da Cebola já é um movimento Regional e desenvolve: o ecoturismo, cicloturismo, rota das cachoeiras, atividades de produtores coloniais, pousadas cabanas, chalés, hotéis, restaurantes, lanchonetes e padarias, parques, apoio ao Caminho do Louvor que liga cinco municípios, a criação da Associação Visite Ituporanga. Tem ainda a Casa do Turista já está trabalhando como central de informações turísticas, criando rotas e roteiros, atendimento no Museu no Complexo da Cultura.
O Ituporanga também está passando por um processo intenso, para ser conhecida não somente como Terra da Cebola, mas também pelo Turismo Religioso com o Complexo Nossa Senhora Lourdes e do Louvor, que já tem destaque nacional.
Todos estes trabalhas do Governo de Ituporanga, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Eventos foram desenvolvidos graças a quem também abraçou a causa pelo propósito do desenvolvimento econômico municipal e regional que são os empresários e empreendedores, associações (Caminho do Louvor, Visite Ituporanga), ACEI, CDL, AMAVI, SEBRAE, munícipes, colaboradores e entidades religiosas.
Ituporanga se prepara para ter e promover o turismo religioso, o turismo rural, o turismo de eventos com estas grandes transformações, mudanças e várias famílias realizando seus sonhos através do turismo. Ituporanga em sua história dá mais um grande salto rumo às novas conquistas!
Segue abaixo as conquistas da Secretaria de Turismo Cultura, Esportes e Eventos incluindo melhorias e reforma:
Reforma e criação da Secretaria e Casa do Turista; Restauração do Museu dos Pioneiros Edevaldo Cyro Thiesen; Aampliação de duas novas salas para atender as oficinas; Construção da Casa do Artesão em andamento; Pavimentação no estorno da Casa da Cultura; Placa de Sinalização área na cidade; Festival Gastronômico; Criação do Site Visite Ituporanga; Banners; Outdoors; Mapa turístico; Panfletos; Criação do Mascote Cebolinha; Palestras, Seminários; Feiras; Formação e Montagens de Stands e Cadastur; Campanha de marketing; Publicidade; Rota dos Presépios; Criação da Associação Visite Ituporanga; Andamento da rota dos padroeiros; Assessoria da AMAVI e SEBRAE; Apoio ao Caminho do Louvor.