Nas últimas semanas o município de Ituporanga sofreu muito com a decorrência das fortes chuvas que assolaram todo o Alto Vale. Além dos grandes prejuízos causados na agricultura, no comércio e para a população que vive em áreas de risco, grande prejuízo também foi encontrado nas localidades do interior, afetando e comprometendo praticamente toda a malha viária.
Muitas pontes e bueiros foram arrancados deixando famílias isoladas. Estradas foram totalmente danificadas em todas as localidades, e todo o trabalho de cascalhamento e patrolamento realizado até então, foi perdido. Inúmeros deslizamentos comprometeram parte da via em vários pontos. O grande desafio agora é colocar em dia o trabalho que foi perdido.
O secretário de Infraestrutura, Gervásio Tholl, afirma que os trabalhos de recuperação iniciaram de imediato e seguem em ritmo acelerado. “Estamos executando primeiro os serviços de emergência, para garantir o acesso de todas as famílias e a segurança dos alunos para o transporte escolar. Depois começaremos a seguir um planejamento de recuperação em que voltaremos em todas as localidades e faremos o serviço completo”, disse o secretário.
Para o prefeito Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, o momento é de trabalho intenso. “Estamos trabalhando muito, mas infelizmente é difícil resolver todos os problemas de imediato, já que são muitos. Pedimos a compreensão de toda a comunidade, fomos muito afetados e precisamos dar prioridade em alguns pontos. Com certeza logo conseguiremos restabelecer a normalidade”, disse o prefeito.
No momento o município trabalha apenas com recursos próprios, aguardando a possível liberação de recursos e a aprovação da decretação de Situação de Emergência. Na área urbana da cidade, praticamente todos os bairros já receberam reparos por parte das equipes da Secretaria de Urbanismo.