Na manhã desta quarta, 29, o Secretário de Planejamento e Gestão Vilmar Schwambach acompanhado de servidores, o Engenheiro Agrimensor Alexandre Aquino da Cunha, e o Engenheiro Agrônomo, Acassio Clasen, que compõem a Comissão de Área Urbana Consolidada, estiveram visitando a Prefeitura de Rio do Sul para debater sobre a legislação que possibilitou flexibilizar o recuo das construções em relação aos cursos d’água.
Os servidores de Ituporanga foram recebidos pelo Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio do Sul, Adriano Pereira Martins, o Arquiteto Fabio e o Engenheiro Leão.
De acordo com o Secretário de Planejamento e Gestão Vilmar Schwambach, a visita serviu para conhecer os procedimentos adotados em Rio do Sul, e troca de conhecimentos, buscando avanços nesse tema. "Buscamos tomar conhecimento dos procedimentos adotados naquele município para aprimorar cada vez mais a nossa Legislação, precisamos estar alinhados com o que pensa toda a região, principalmente em um tema tão sensível como este, sabemos que as cheias afetam todo o Alto Vale e não podemos legislar apenas pensando na nossa cidade” conclui o secretário.
O município de Ituporanga já realizou o estudo socioambiental e implantou a Legislação que possibilitou flexibilizar o afastamento para construções em relação a cursos d'água na Área Urbana Consolidada, contudo, a própria Legislação Federal impede que essa redução seja aplicada em alguns casos, como áreas de risco ou áreas sujeitas a alagamentos.