Os seminários da Semana da Agricultura Familiar da 26ª Expofeira Nacional da Cebola reuniram mais de 700 participantes. Durante os três dias de evento o público presente pode acompanhar diversas palestras que tinham como temas a cebola, o tabaco e também o turismo.
O primeiro dia, na quinta-feira 7, foi reservado para a hortaliça que é símbolo de Ituporanga e que dá nome a festa. Atualmente a Cebola do município abastece cerca de 14% do mercado nacional. Durante toda a manhã 261 participantes assistiram a três palestras sobre o tema.
O segundo dia, na sexta-feira 8, reuniu 260 participantes para acompanhar palestras sobre a produção de tabaco que em Ituporanga é fonte de renda para mais de 850 famílias e para 3.500 famílias m toda a região.
A Semana da Agricultura familiar foi encerrada no sábado, 9, com diversas palestras sobre o turismo que reuniram 182 participantes. Hoje Ituporanga está se reestruturando para explorar ainda mais o turismo e já conta com mais de 50 atrativos para visitação.
Os seminários foram considerados um sucesso pela organizadora, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Bezerra Loffi Petry. “Recebemos um número maior que o esperado de participantes, superou as nossas expectativas e o sentimento é de gratidão. Tivemos palestras muito boas e com temas muito importantes e é importante que sempre estejamos em constante aprendizado e procuramos trazer o melhor”, avalia.
Durante os três dias quem participou dos seminários da 26ª Expofeira Nacional da Cebola também pode aproveitar um café da manhã e almoço típico gratuito com pratos a base de cebola que foram patrocinados pela Agritu Sementes, Cerealista Schmidt, Afubra e Senar, por meio do Sindicato Rural de Ituporanga.