Conhecer as demandas da agricultura na Região da Cebola. Esse foi o principal objetivo da visita que o Secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina Altair Silva fez a Ituporanga na manhã desta quinta-feira, 18. O secretário veio ao município a convite do prefeito de Ituporanga Gervásio Maciel, que intermediou um encontro regional que contou com a presença de todos os prefeitos e secretários de agricultura da região, alem de agricultores e representantes de entidades ligadas ao setor agrícola.
Antes de participar da reunião, o prefeito de Ituporanga fez questão que o secretário conhecesse o interior do município em uma passagem rápida entre as comunidades de Chapadão Santana e Bela Vista e também aproveitou para apresentar a construção da Estátua de Nossa Senhora de Lourdes.
No encontro na Câmara de Vereadores que iniciou às 10h, o secretário ouviu atendo as demandas da região e se comprometeu com relação a algumas demandas:
- Buscar entendimento com o Ministério do Trabalho com relação a fiscalização da contratação da mão de obra rural.
- Estudo sobre viabilidade de um sistema antigranizo.
- Desenvolvimento de programas para o incentivo a permanência do jovem no campo.
- Capacitação dos produtores sobre a importância da emissão da nota de produtor rural.
- Ajustes na cadeia produtiva do tabaco, para alinhar os valores de comercialização.
- Compra de máquinas e equipamentos para uso das associações.
- Abertura de poços artesianos no interior.
O prefeito Gervásio Maciel, que motivou o encontro, avaliou positivamente a visita. “Tivemos uma boa reunião. Com os prefeitos, secretários da agricultura, representantes dos agricultores. Demos a palavra para cada prefeito pudesse falar e solicitar em favor seu município. O secretário mostrou habilidade, um domínio sobre a pasta, ele é da agricultura é técnico agrícola e deu uma sensação de esperança de ajudar a nossa agricultura e os nossos agricultores”, explicou.
Para Ituporanga foram entregues ofícios solicitando o atendimento de demandas como a aquisição de máquina retroescavadeira, equipamentos agrícolas para as associações, 10 botijões de nitrogênio para implantação do programa de inseminação e parceria para atender a demanda de um sistema antigranizo.