A Prefeitura de Ituporanga, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no dia 23, um mutirão de preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde para marcar a campanha Outubro Rosa, realizada em todo o país. Durante o mutirão, foram realizados exames preventivos de colo de útero, exame das mamas e dadas orientações sobre a saúde da mulher. Para que todas as ituporanguenses pudessem se beneficiar, o horário de atendimento foi estendido até às 21h.
“Neste mês, o mutirão de preventivos tem um significado ainda mais especial, pois marca o Outubro Rosa, criado para conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, principalmente contra o câncer de mama”, comentou o secretário de Saúde, Diogo Poffo.
Na campanha do ano passado foram realizadas cerca de 180 mamografias e preventivos. Este ano, na última mobilização feita no mês de maio, mais de 200 exames foram realizados no município. “Nesta nova campanha, conseguimos um número superior a este, com cerca de 250 mamografias”, afirmou a coordenadora da Saúde da Família, Daiana Pezenti.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Ituporanga registrou cinco casos da doença que resultaram em morte, entre 2009 e 2013. Já a incidência de mortalidade por casos de câncer de colo de útero foi menor, sendo registrados apenas dois óbitos no mesmo período.
“Mesmo que estes números ainda sejam considerados pequenos, não podem ser ignorados. As mulheres devem ter muita atenção aos sintomas e sempre que possível realizar os exames nas unidades de saúde, com profissionais capacitados, e em casa, com o autoexame da mama. Estas e outras explicações também estão sendo repassadas às mulheres ituporanguenses”, disse Daiana.
Novembro Azul
Agora a Secretaria de Saúde do município já está se organizando para a próxima campanha – “Novembro Azul”, que deve ser direcionada aos homens. Será realizada uma palestra em todas as unidades de saúde, onde serão abordados assuntos como: câncer de próstata e hábitos de vida saudáveis. O objetivo é despertar os homens ao autocuidado. Também serão disponibilizados exames para avaliação da saúde em geral e especialmente o PSA (exame que indica alteração da próstata). Este exame não é feito pelo SUS. O município vai disponibilizar o mesmo em forma de um mutirão.