Nesta quarta-feira (22), será realizada a 2ª Caminhada Rosa em Ituporanga. O evento abre a programação das atividades que estão previstas no município para marcar o “Outubro Rosa” - campanha realizada em todo o país na luta contra o câncer de mama. Os participantes se reunirão em frente a 13ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e a saída está prevista para ás 15h45min. O objetivo é sensibilizar e orientar a população com relação ao Câncer de Colo de útero e Câncer de Mama. O evento é uma parceria entre a 13ª SDR, da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer, e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
Já no sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde fará uma ação na Praça Frei Gabriel, no Centro da cidade. “É preciso alertar para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama, por isso estaremos concentrados na praça onde serão realizadas orientações sobre o auto-exame das mamas e mamografia, sobre o exame preventivo, sobre saúde bucal e saúde da mulher em geral’, explicou o Secretário da Saúde, Antônio Salésio Costa, o Toninho.
Fechando a programação, na quinta-feira (30), será realizado um mutirão para coleta de exame preventivo do colo uterino em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. O horário de atendimento será das 15h às 20h e funcionará por ordem de chegada. Também será servido um café para as mulheres.
Ituporanga está vestida de rosa neste mês. As Unidades de Saúde estão todas decoradas no tom rosa, e os funcionários estão usando o laço simbolizando apoio a campanha. Algumas lojas também decoraram suas vitrines. A Praça Frei Gabriel e a Ponte Vitório Sens receberam uma iluminação especial no tom rosa.
O movimento “Outubro Rosa” iniciou na década de 20, nos Estados Unidos, e foi se espalhando pelo mundo com o passar do tempo. No Brasil, a data foi instituída em 2002 e a cada ano ganha mais visibilidade. Em vários órgãos públicos e empresas privadas um laço rosa simboliza a data.
O câncer de colo de útero é uma doença de evolução lenta, que em fase inicial não apresenta sintomas. É também o único tipo de tumor 100% capaz de ter a prevenção como cura. Por isso, é fundamental que todas as mulheres façam o exame preventivo pelo menos uma vez por ano.