A Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Saúde, já iniciou o cadastramento de trabalhadores rurais que chegam para atuar principalmente na safra de cebola. O município é exemplo para outras cidades com o documento que garante que eles tenham a saúde monitorada e recebam atendimento sempre que necessário.
Todos os anos Ituporanga recebe de duas as três mil pessoas que vem de outros estados, principalmente da região Nordeste, para trabalho temporário. Na cidade eles atuam em atividades como plantio e colheita da cebola já que o município abastece cerca de 14% do mercado nacional e a mão de obra rural é uma necessidade frequente.
Além da estrutura da Secretaria de Saúde, o cadastro auxilia o município a conhecer as demandas também de outras áreas como, por exemplo, educação já que é preciso garantir vagas em unidades de ensino para os filhos dos trabalhadores que vêm com as famílias para a região.
O Cadastro é preenchido pelas agentes comunitárias de saúde e na ficha encontram-se informações de saúde sigilosas que não são divulgadas. As fichas após preenchidas, são entregues para as enfermeiras de cada unidade de saúde e arquivadas em uma pasta separadas por microárea.
“Analisamos essas fichas, se o trabalhador tiver algum problema de saúde já orientamos para o tratamento adequado, orientamos também sobre a necessidade do completo esquema vacinal contra a covid, entre outras informações importantes”, explica a secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais.