O Governo de Ituporanga segue investindo na modernização dos equipamentos para melhorar o serviço prestado à população. A Secretaria de Planejamento agora passa a utilizar Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), mais conhecida como drone, para dar mais celeridade a processos como o mapeamento georreferenciado. O investimento foi de R$9.130,00.
O Secretário de Planejamento, Vilmar Schwambach, ressalta que a aquisição do drone integra um conjunto de estratégias e medidas que estão sendo adotadas para a modernização dos trabalhos e vai garantir mais qualidade principalmente no mapeamento georreferenciado em áreas de difícil acesso. "O uso do RPA está consolidado para fins de mapeamento. De forma rápida, esta tecnologia realiza a varredura da área que será mapeada e, e diminui as chances de possíveis erros de medição das coordenadas garantindo melhores resultados, trazendo confiabilidade nas informações levantadas, além de agilizar a obtenção de dados em áreas de grande porte em um curto espaço de tempo", destaca.
Para o prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel, esses investimentos que estão sendo realizado pela Secretaria de Planejamento são estratégicos. “A utilização de drones aliada à tecnologia de Modelagem de Informação da Construção tem revolucionado, cada vez mais, o setor da construção civil e aqui em Ituporanga estamos nos mantendo sempre atualizado e isso faz diferença no serviço prestado”, disse.
O drone adquirido é do tipo Asa Rotativa, Classe 3, do modelo DJI Air 2S. A aeronave já foi cadastrada na ANAC e recebeu a Certidão de Cadastro de Aeronave não Tripulada. O operador, habilitado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar, será o engenheiro agrimensor e cartógrafo Alexandre Aquino, cadastrado no Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica.