Uma denuncia feita nas redes sociais, fez com que a Administração de Ituporanga identificasse no município um local de descarte irregular de lixo. O depósito de resíduos foi localizado nos Fundos Gabiroba e agora a Secretaria da Agricultura e o departamento do Meio Ambiente tenta encontrar os responsáveis para que sejam notificados.
Foram encontradas embalagens de agrotóxicos, lixo orgânico, dejetos, lixo doméstico e rejeitos como fraldas e papel de banheiro. De acordo com a secretária de agricultura e meio ambiente Sandra Loffi, a situação é alarmante e vai demandar de uma ação ativa da administração inclusive de conscientização.
“Dois fiscais do departamento de meio ambiente foi até o local pra fazer a vistoria e averiguar a situação. Estamos buscando os responsáveis, até porque existe uma lei federal, a Lei 9.605 que fala que é crime ambiental o depósito irregular de lixo. Assim que identificarmos os responsáveis vamos notificar seguindo o que diz a lei”, explicou.
O local foi sinalizado, dando destaque para a orientação e informando que é proibido fazer o descarte de materiais. Nos próximos dias deve ser feita com o auxílio da Secretaria de Urbanismo a retirada dos dejetos que foram depositados de forma irregular. “Temos que fazer essa fiscalização e eliminar o lixo do local, porque próximo existe um córrego e os moradores fazem uso, então a situação já pé questão de saúde pública”, acrescentou.
Moradores que tenham informações sobre possíveis responsáveis pelo descarte irregular do lixo podem fazer denuncia anônima para o setor de agricultura e meio ambiente da prefeitura. "O município de Ituporanga conta com serviço de coleta seletiva nos bairros do Centro e também nas localidades do interior. O descarte dessa forma não se justifica", concluiu a secretária.
Adriane Rengel - Assessoria de Imprensa