O município de Ituporanga deve implantar programas de qualificação de menores aprendizes em parceria com o Senai e a empresa Rovitex. O assunto foi tratado em uma reunião realizada na sexta-feira passada, dia 08, na prefeitura do município. O prefeito Arno Zimmermann recebeu em seu gabinete para conversar sobre a parceria, a secretária executiva do Sindicato Patronal Têxtil, Sinfiatec, Luciane Pereira, a Diretora do Senai Rio do Sul, Graziela de Araujo Branco e sua equipe, a Gestora de RH da Rovitex, Zuleide Pereira Gassenferth, e demais autoridades.
A iniciativa de criar um plano de aprendizagem em Ituporanga partiu da empresa Rovitex, que recebeu no ano de 2012 o "Prêmio Ser Humano" por melhores práticas de gestão em virtude do Programa Jovem Aprendiz implantado na sua matriz em Luis Alves.
De acordo com a Lei 10.097/2000, empresas de médio e grande porte devem ter no seu quadro de funcionários uma parcela de 5% a 15% de aprendizes. Mas esses adolescentes/jovens, que tem entre 14 e 24 anos de idade, precisam estar matriculados em um Programa de Aprendizagem através de uma ONG ou uma Escola Técnica. Assim o Senai se colocou como parceiro para a realização da aprendizagem teórica.
"Atuar em parceria com as indústrias e facilitar a entrada dos jovens formados no mercado de trabalho é o objetivo do Programa Menor Aprendiz do Senai. Além de auxiliar as empresas a cumprir com a obrigatoriedade, os jovens se capacitam, se preparam e ao mesmo tempo ajudam na renda familiar", explicou a secretária executiva do Sinfiatec, Luciane Pereira.
O primeiro curso previsto será o confeccionador de moldes de roupas e as datas ainda serão divulgadas. O curso, que tem duração de um ano, receberá no máximo 35 alunos, sendo 15 já patrocinados através da Rovitex. "Está nas oportunidades o caminho para se descobrir novos talentos e formas de colocar jovens de futuro promissor no mercado de trabalho", finalizou Luciane.
“Sou um defensor da qualificação do nosso jovem para o mercado de trabalho. Nossa administração dará todo o apoio necessário para amenizar os problemas de falta de mão de obra qualificada no município. Este é só o primeiro passo. Ainda temos muitos projetos para pôr em prática”, disse o Prefeito Arno Zimmermann.