Programa irá beneficiar agricultores ituporanguenses

Programa irá beneficiar agricultores ituporanguenses

Depois de mais de dois meses sendo analisado pela Câmara de Verea­dores de Ituporanga, o Projeto de Lei insti­tuindo o “Programa da Porteira para Dentro”, encaminhado pela Administração Municipal, foi aprovado.

Através do “Programa da Porteira para Dentro”, a prefei­tura poderá conceder incenti­vos para fomentar a atividade agropecuária rural. O secretário de agricultura, Almir “Titi” Schafer, comemorou a aprovação do programa. “Já temos uma listagem com mais de 100 agricultores que nos procura­ram para a execução de serviços em suas propriedades”, conta.

Entre os serviços previstos com o programa, estão: aber­tura, conservação e manuten­ção das estradas de acesso às propriedades; terraplanagens visando a implantação de ben­feitorias; construção de açudes, reservatórios e bebedouros; abertura de valas para drena­gem; escavação para a constru­ção de silos e instalação de fossa séptica; transporte de calcário e cargas de pedras.

“Logicamente que existem algumas regras. Os serviços de Esteira, Retroescavadeira e Po­clain terão limite de seis horas. Já o transporte de calcário ou pedras até três cargas”, comenta o secretário de agricultura.

Para se beneficiar dos ser­viços os agricultores precisam atender os seguintes requisi­tos: manter os filhos de 7 a 14 anos freqüentando regular­mente a escola; estar em dia com a Fazenda Municipal; ser proprietário, arrendatário, parceiro ou meeiro de área rural localizada no municí­pio; possuir blocos de notas de produtor rural do muni­cípio e emitir nota de todos os produtos comercializados, e ainda possuir pelo menos 80% da renda familiar proveniente da agricultura.

Com o programa o município concederá subsídio de 40% do custo dos materiais ou serviços, elevando-se para 60% quan­do os agricultores possuírem Declaração de Aptidão (DAP) ao Pronaf.

Para ter acesso os agricultores devem procu­rar a Secretaria Municipal de Agricultura, que irá elaborar um cronograma com ordem de atendimentos por localidades.