Preocupado com a segurança em Ituporanga, o prefeito Gervásio Maciel vem cobrando do Estado o aumento de efetivo da Polícia Militar na cidade. O chefe do Executivo enviou um ofício ao comandante geral da PM em Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, solicitando a vinda de mais policiais.
No documento o prefeito argumentou que a 4ª Companhia responde por seis municípios além de Ituporanga, mas conta com apenas 20 policiais incluindo o comandante. “Depois de Rio do Sul, Ituporanga é o município com o maior registro e atendimento de ocorrências, mas temos apenas uma viatura por dia e em média de dois a três policiais, uma realidade muito longe da ideal, por isso nossa cobrança para esse aumento de efetivo”, disse.
O chefe do Executivo ressaltou ainda que o baixo número de policiais dificulta a atuação da PM em programas preventivos como o Proerd, Rede de Vizinhos, Rede de Segurança Escolar, Rede Catarina e Rede Rural e deixa a cidade mais vulnerável a ação de criminosos. “Por ano Ituporanga recebe cerca de três mil trabalhadores temporários que são empregados nas lavouras de cebola, o que impacta diretamente a segurança pública. Outro motivo para a nossa cobrança é que com a implantação do Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, haverá maior fluxo de pessoas na cidade e precisamos garantir a segurança para a comunidade”.