Para auxiliar o escoamento de águas pluviais e evitar possíveis alagamentos na cidade, o prefeito Arno Zimmermann determinou que fossem intensificados os serviços de limpeza de bueiros e bocas de lobo no perímetro urbano de Ituporanga. A iniciativa é uma forma de prevenção tendo em vista o período chuvoso previsto para os próximos dias.
Desde o início do ano a secretaria de urbanismo dispõe de colaboradores que foram designados para realizar o serviço de limpeza nas mais de três mil bocas de lobo existentes no município. O trabalho é feito com base no relatório de diagnóstico desenvolvido pela coordenadoria municipal de defesa civil dos pontos onde historicamente são registrados alagamentos nos períodos chuvosos.
“O trabalho é constante. A prefeitura já realizou um mutirão de limpeza das bocas de lobo no início do ano utilizando o caminhão hidrojato. Recentemente também foi feita a retirada de lixo e entulhos do rio no centro da cidade. Estamos atentos e atuando preventivamente para não ter grandes problemas se acaso enfrentarmos um período chuvoso”, explicou o coordenador da defesa civil municipal, Moacir Cordeiro.
Durante a manutenção nas bocas de lobo são retirados além de areia e pedras, papéis, plásticos, garrafas, e até mesmo animais mortos. Segundo o secretário de urbanismo, Altair Mees, pequenos cuidados da população ajudariam o trabalho. "O material que chega à rede pluvial e causa entupimento do sistema é na maioria das vezes descartado pelo cidadão. Se cada um fizer sua parte, e evitar o descarte de resíduos em vias e espaços públicos, essa demanda diminuirá", explicou.