Com a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o coronavírus se tornou uma pandemia mundial e que casos foram confirmados em Santa Catarina, a Administração Municipal decretou medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus (covid-19) e dá outras providências.
O decreto orienta como medida individual, que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes com doenças crônicas evitem circulação em ambientes com aglomeração de pessoas. O documento dispõe sobre a realização de eventos com concentração próxima de pessoas em ambientes abertos e fechados. Há ainda, orientações quanto ao funcionamento das unidades de ensino, que devem disponibilizar álcool gel 70 % na entrada das salas de aula e manter a ventilação das mesmas.
Os locais com grande circulação de pessoas, como terminal rodoviário e comércio em geral, devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70%, bem como fornecer informações visíveis sobre higienização das mãos.
Com aumento do consumo de materiais necessários ao combate e proteção do vírus (Covid-19), o decreto dispõe também, sobre a cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos que aumentarem os preços de tais produtos de maneira não justificada.
A Secretaria Municipal de saúde elaborou o planejamento de ações conjuntas para o município com base nas recomendações do Ministério da Saúde. A estratégia é prevenir e vale ressaltar que até o momento não há casos confirmados na cidade.
Após a reunião da última sexta-feira (13), com vários órgãos do Município algumas medidas de prevenção foram discutidas e aderidas conforme recomendação do Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE). Segundo o prefeito em exercício Gervásio Maciel, o Município reforçou o estoque de insumos, entre eles o álcool em gel. “Esse é o momento da população agir com consciência e seguir as orientações dos órgãos de saúde. Passar por isso é necessário e a força maior vem da população, que precisa prevenir”, disse Gervásio.
Para a Secretária da saúde Elisângela Scheidt Roncálio é necessário ficar atento às divulgações oficiais. A Secretaria de Saúde está disponibilizando uma equipe técnica às escolas para repassar orientações de prevenção. Além disso, o Município recomenda que eventos com aglomerações de pessoas não sejam realizados.
O evento em comemoração ao dia da mulher, previsto para o final de março foi cancelado. “Precisamos seguir a risca todas as orientações do Ministério da saúde. O vírus que circula tem rápida transmissão e não podemos nos omitir. Os eventos estão cancelados, as medidas de prevenção estão sendo tomadas, nos resta colaborar e pedir a conscientização de toda a população”, disse Gervásio Maciel.