Reduzir o peso, melhorar o sono, amenizar a ansiedade e recuperar a autoestima. Estes são apenas alguns dos principais benefícios que a ginástica pode proporcionar às pessoas. Com esse objetivo, a prefeitura de Ituporanga, por meio do departamento de esportes, promove aulas gratuitas da modalidade. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 08h45min às 09h45min a prática é voltada para as pessoas da terceira idade e ocorrem no Parque Ecológico Ingo Altenburg. A atividade tem acompanhamento de uma profissional habilitada e as mulheres interessadas podem fazer a inscrição gratuitamente nos dias das aulas.
Também são oferecidas gratuitamente aulas de ginástica aeróbica todas as quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h, no ginásio “Pelegão”, próximo ao Centro Educacional Infantil Matilde Sens. Além de muita energia e animação, a atividade conta com música, sendo uma boa oportunidade para quem quer perder uns quilinhos ou manter a boa forma. Todas as mulheres interessadas podem participar, basta disposição.
O projeto também iniciou em comunidades rurais do município. Todas as segundas-feiras, das 19h às 20h, as aulas são realizadas no Rio Batalha, e as quintas-feiras, no mesmo horário, na localidade Três Barras. De acordo com a gerente de esportes, Elena Senem, o projeto deve ser ampliado e contemplar demais comunidades nos próximos dias. “Vamos montar um cronograma onde toda a população de Ituporanga possa ser beneficiada. Dessa forma as pessoas serão incentivadas para a prática de atividades físicas”, disse.
“A administração pública deve pensar em mais do que obras, mas também em ações visando a melhor qualidade de vida das pessoas. Esse é o nosso objetivo com esse projeto. O exercício físico é uma forma de lazer e de restaurar a saúde dos efeitos da rotina estressante do dia a dia”, afirmou o prefeito, Arno Zimmermann.
A ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação da ginástica clássica com dança. Um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos acompanhados por música. Mais informações na Fundação Fexponace ou pelo telefone 3533 1333.