População elege prioridades para a 5ª Conferência Nacional das Cidades

População elege prioridades para a 5ª Conferência Nacional das Cidades

Ituporanga realizou nesta terça-feira (21), a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades. O encontro foi no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação de mais de 100 inscritos. O evento começou às 18h com uma palestra ministrada pelo Sr. Marcio Makoto Missaka, da Caixa Econômica Federal de Blumenau. Marcio abordou sobre quatro temas relacionados à implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), as prioridades do Ministério das Cidades para 2014-2016 e as prioridades da Política Urbana no âmbito Municipal e Estadual.

Entre os presentes, foram formados quatro grupos que debateram e apresentaram cerca de 25 propostas. Também foram enumeradas diversas prioridades que serão encaminhadas à Conferência Estadual das Cidades, através dos delegados eleitos.

Foram eleitos: Antonio Jose Tenfen (titular), tendo como suplente, Felipe de Oliveira Santos. Também, Ana Beatriz Lima (titular), e Felisberto Stuepp (suplente). Esses, os representantes do Poder Público. Representando a Sociedade Civil, foram eleitos: Sebastião Rosa (Titular) e Luiz Carlos Suzzena (Suplente); Arnoldo Loffi (Titular) e Djonatan Hasse (Suplente).

"A Conferência é feita pela população. Nós da Comissão Preparatória apenas organizamos a estrutura para que os debates pudessem acontecer de maneira objetiva e apresentassem resultados concretos. Estamos satisfeitos com a colaboração de todos os presentes e suas propostas. Neste momento temos como meta a criação do Conselho Municipal da Cidade que dará continuidade aos debates iniciados neste evento”, disse a Arquiteta Ana Beatriz Lima, Coordenadora da Conferência Municipal.

As conferências estaduais acontecerão nos meses de julho, agosto e setembro. A nacional será realizada em Brasília, de 20 a 24 de novembro. 

Participaram do evento, autoridades municipais, presidentes de associações, e participantes da sociedade civil em geral.